Doenças do fígado
Muitas doenças podem atingir o fígado e acabar alterando seu funcionamento.
Muitas doenças podem atingir o fígado e acabar alterando seu funcionamento. Vamos falar sobre as mais frequentes em nosso meio. Primeiramente não podemos esquecer que o abuso de álcool ainda é uma causa muito frequente de doença hepática severa em nosso meio. Nem sempre o paciente é um alcoólatra típico, muitas vezes é um bebedor frequente que não se alimenta bem e não faz atividade física. Após anos de consumo, ele pode acabar desenvolvendo a doença hepática crônica e a até cirrose.
As hepatites virais, tipo B e C, também são causas importantes de doença hepática crônica e câncer de fígado em nosso meio. Já existe vacina efetiva para a hepatite B, portanto sua incidência está diminuindo em nosso meio.
Para a hepatite C existem tratamentos modernos com altos índices de efetividade. Portanto, é essencial detectar essas doenças em uma fase inicial, para que o tratamento correto possa ser iniciado antes do aparecimento de complicações mais sérias. A esteatohepatite não alcoólica (NASH em inglês) é uma doença hepática séria, que pode levar ao aparecimento de cirrose e câncer, e não está diretamente relacionada ao consumo de álcool. A NASH faz parte do espectro de alterações da chamada Síndrome Metabólica, uma intrincada rede de patologias que estão relacionadas entre si e possuem como denominador comum o excesso de gordura visceral. O modo de vida atual, com alimentação tipo fast-food e sedentarismo está aumentando rapidamente a incidência de NASH em nosso meio. Hoje em dia muitos transplantes de fígado são realizados em pacientes portadores de cirrose avançada e câncer secundários à NASH.